A final das exposições especializadas do gado de leite no Camaru aconteceu na manhã deste sábado, dia 3, no Espaço do Produtor. Na presença do Secretário de Estado de Agropecuária, João Cruz Reis Filho, do presidente do Sindicato Rural, Thiago Fonseca e de presidentes das associações, foram revelados os vencedores de cada categoria das raças Girolando e Gir Leiteiro.

cb08dae2-9de8-440d-9861-2c1eb14709bf
Roma FIV dos Poções, de propriedade de Roberto Assis Peres e Rogério Correia, venceu o Gande Campeonato da raça Girolando

A Grande Campeã da raça Girolando foi o animal Roma FIV dos Poções, de propriedade de Roberto Assis Peres e Rogério Correia, do município de Jataí GO. Para Roberto, o resultado alcançado na pista é uma mostra do que é feito na fazenda. “Aqui mostramos o que fazemos em nossa propriedade esse prêmio nos obriga a continuar os investimentos em genética de leite”, disse. “A estrutura do Camaru é muito boa e vimos animais de muita qualidade na exposição”, concluiu. Na avaliação de Lílian Jacinto, jurada efetiva da Associação de Girolando, a qualidade dos animais apresentados deve ser destacada. “Vimos animais extremamente bons, equilibrados, produtivos e funcionais”, disse. Ela ressalta a complexidade para fazer classificação dos concorrentes. “Todas as decisões foram tomadas com base nos detalhes. Esses animais estão habilitados para disputar em qualquer pista do Brasil”, concluiu.

821a7614-5de6-44e5-b659-54bf211160df
Casuarina FIV Cal, de Winston Drummond, da Fazenda Quilombo, de Capinópolis-Mg venceu como Grande Campeã da raça Gir Leiteiro

No julgamento da raça Gir Leiteiro, a Grande Campeã foi o animal Casuarina FIV Cal, de Winston Drummond, da Fazenda Quilombo, de Capinópolis-Mg. O criador também faturou o torneio leiteiro Camaru com um exemplar da raça Girolando. Para Drummond faturar os prêmios no Camaru é uma felicidade imensa. “Fazer uma grande campeã na pista do Camaru, entre mais de 150 animais com essa qualidade, não precisa dizer nada. Esse é o animal da exposição”, comemorou. O jurado especialista na raça, Alysson Sampaio, da ABCZ, avaliou a prova. “Seguramente estão aqui os melhores animais do Brasil da raça Gir Leiteiro”, afirmou. “Temos uma pista extremamente disputada com muita qualidade. Quem vence aqui tem grande chance de ir virar reprodutores e doadoras valorizados”, concluiu.

Homenagem

8e71df75-60fe-469d-a50e-f5d65040599b

Durante a exposição, o Sindicato Rural de Uberlândia prestou homenagem ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, com a entrega de uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao agronegócio.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural declarou que João Cruz tem desempenhado papel fundamental para o encaminhamento das questões importantes para o produtor rural. “O secretário João Cruz sabe de nossas dificuldades e das necessidades do produtor rural, por isso merecesse esta homenagem”, disse.

Emocionado com as palavras das autoridades presentes, o secretário João Cruz agradeceu o Sindicato pela iniciativa. “Ficamos muito motivados e dispostos a continuar perseverando e trabalhando pelo homem do campo depois de um reconhecimento dessa forma”, disse. Sobre a exposição de Uberlândia, Cruz afirmou que vem melhorando a cada ano. “Registro minha admiração pelo Thiago e sua diretoria, pois eles conseguem fazer exposições melhores a cada edição. O exemplo de Uberlândia irradia para todo o estado servindo de inspiração para outros presidentes (de Sindicatos)”, concluiu.

Para o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, o Camaru é uma exposição importante para nossa região. “Temos aqui a participação forte de raças zebuínas com animais de alta qualidade”, disse. Arnaldo cumprimentou o Sindicato pelo evento lembrando que este foi seu primeiro compromisso oficial como presidente da associação.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Jônadan Ma, também participou do evento e elogiou o Camaru 2016. “Este ano me surpreendi pela qualidade das instalações que promoveu integração saudável e harmoniosa entre produtores. Percebemos o envolvimento da diretoria do Sindicato Rural e o compromisso de fazer o melhor para buscar esse resultado”, afirmou. Sobre a homenagem ao Secretário o presidente afirmou ser justa e merecida. “Foi uma decisão acertada, pois João Cruz tem feito um trabalho diferenciado no estado de Minas Gerais e no Brasil”, afirmou.

Camaru 2016

A Algar Telecom apresenta a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 26 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, mostra de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, shows de artistas de renome nacional e apresentações culturais. O evento tem patrocínio da Cerveja Brahma, da Rodoban e apoio da Cocal Alimentos e Unimed Uberlândia.

 

Informações para a imprensa:

(34) 3292 8818 – Gustavo Lazzarini e Everton Fernandes

 

Grandes Campeãs das raças Gir Leiteiro e Girolando são apresentadas no Camaru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − quatro =