Sindicato Rural de Uberlândia e ACC farão a entrega das doações no Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Associação dos Cavaleiros do Camaru (ACC) e o Sindicato Rural de Uberlândia realizarão no próximo dia 30 de setembro, às 10 horas no Parque de Exposições Camaru, a prova Três Tambores Mês das Crianças. Toda renda obtida com o evento será utilizada para comprar brinquedos que serão doados para crianças carentes.

A competição acontecerá na pista de areia com inscritos nas categorias Feminino, Aberta, Jovem, Iniciante, Mirim e Teste Horse. A entrega das doações acontecerá no dia 12 de outubro no mesmo local da prova. Neste dia as crianças inscritas pelos organizadores serão convidadas para receber os presentes.

 

Três Tambores

Prova que combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona (ou cavaleiro) para contornar três tambores dispostos em percurso triangular preestabelecido em uma arena, no menor tempo possível. A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A medida oficial entre os tambores é de 27,50m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final. O tempo da amazona depende de vários fatores mais comumente associados às condições físicas e mentais do cavalo, às habilidades da competidora e ao tipo de solo. O juiz tem função de fiscal na modalidade.

Acredita-se que a primeira competição de Três Tambores ocorreu no Texas com a criação em 1948 do “Girls Rodeo Association”, que em 1981 passou a chamar-se WPRA (Women’s Professional Rodeo Association) com a participação de 70 cowgirls. Elas procuravam espaço para as mulheres nas disputas de rodeio. Hoje, o esporte domina as atividades da maioria das associadas do WPRA, que são atualmente mais 2.300 que competem por milhares de dólares todos os anos com destaque para dois circuitos, o Ram National Circuit Finals Rodeo, em Oklahoma City,  no mês de abril, e o Wrangler National Finals Rodeo, em Las Vegas, no mês de dezembro.

A modalidade chegou ao Brasil através da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha. Foi instituída como prova oficial de velocidade, juntamente com as modalidades Seis Balizas e Cinco Tambores. Em 2003, as competidoras da modalidade resolveram formar a Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) para valorizar o esporte.  Desde 2004, já foram distribuídos mais de R$ 1 milhão em prêmios.

No Brasil, os principais nomes dos Três Tambores são: Fatiana Ferreira, Caroline Rugolo, Keyla Polizello, Daiane Sudário da Silva, Amanda Thomáz Salvatierra, Fernanda Cavalheiro, Gabriela Zampieri, Nathalia Pompermayer, Kelly Caroline, Clarisse Negrão, Daniela Andreotti, entre outras.  As principais competições são as da ANTT e da ABQM.

Prova de Três Tambores no Camaru terá renda revertida para compra de brinquedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =