Orquestra Viola em Noite de Lua se apresentará dia 2 de setembro, a partir das 17 horas, no palco principal do Camaru 2018, durante as mostras “Minas Catira” e “Viola in foco, para comemorar o recorde mundial conferido ao Mil Violas  em 28 de outubro de 2017, onde formou-se a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records. O evento cultural será realizado pela Viola de Nóis.

Durante a comemoração do recorde mundial será executada pela Viola em Noite de Lua o repertório que conferiu o reconhecimento internacional a grande orquestra, além da anunciação da data da terceira edição do Mil Violas, bem como do homenageado do evento. Violeiros e Violeiras estão convidados a levar sua viola e participar desse momento comemorativo.

As mostras “Minas Catira” e “Viola in foco, eventos de classificação livre, realizados gratuitamente para comunidade de Uberlândia e região pela  Viola de Nóis Produções são projetos culturais que tem o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia e são patrocinados pela Algar Telecom e Bioenergética Aroeira por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Roaunet.

A programação dominical ficará por conta da “Mostra de Dança Minas Catira” que tem como convidados os grupos Raízes do SertãoEspora de Prata e Os Considerados – legítimos representantes dos estilos de dançar mineiro, paulista e goiano, respectivamente.

Estreando no palco da 55ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, a terceira edição da “Mostra Viola in foco brindará o público com uma programação musical de altíssimo nível trazendo o concerto dos violeiros Arnaldo Freitas e Roberto Corrêa – baluartes da viola caipira, além das apresentações de solistas e duos brasileiros selecionados pelos curadores: Arnaldo Freitas, Fernando Sodré e Ricardo Vignini.

O público ainda poderá se divertir com o personagem “Tião Lorota” interpretado por Tiago Pimentel – ator da Cia de Teatro Traquitana. Os esquetes teatrais de Tiago estão ancorados no jeito mineiro de ser, se expressar e fazer arte – mote da “Mostra Viola in foco.  A apresentação da festa em homenagem a viola ficará por conta de André Viola, fundador e mantenedor da Rádio Web Viola Viva.

A proposta desse dia de ações culturais no Camaru é possibilitar ao público a apreciação das artes apresentadas – dança, música e teatro – a partir da viola, autêntica representante da cultura regional, vetor das ações desses  projetos, num fazer dinâmico e recíproco, palco e público.

Recorde mundial das Mil Violas será comemorado no Camaru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 6 =