Camaru 2022 é marcado bons negócios, novidades e cultura

Depois de dois anos a maior feira agropecuária do interior do país é sucesso de público e supera expectativa de negócios

O encerramento da 58ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2022 foi marcado pelo bicentenário da Independência do Brasil, na quarta-feira, 7 de setembro. Para presentear o público e agradecer por 15 dias de lazer e bons negócios, o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) com o apoio dos patrocinadores, promoveu mais um dia de portões abertos no Parque de Exposições, que recebeu uma média de 10 mil pessoas por dia ao longo do evento.

No último dia de atividades, conhecemos o Grande Campeão Macho da Expo Nelore Camaru 2022: Ocre-III FIV Machadinho, de Valmir Aparecido de Jorge, da Chácara Santa Irene, de Taquaritinga-SP. A Grande Campeã Fêmea foi a Amsterdam FIV Giber, de José Antônio Furtado, Fazenda Estância Dois Irmãos, de Itapetininga-SP. A exposição ranqueada da raça Nelore recebeu 169 animais de cinco estados da Federação. Os prêmios foram entregues diante de criadores satisfeitos com a organização e emocionados com os resultados. Para o jurado Gilmar Siqueira de Miranda, um Sindicato Rural do porte de Uberlândia garante o sucesso de uma exposição tão bem organizada como esta. “Expositores que vem de várias partes do Brasil são muito bem recebidos em Uberlândia. Quero parabenizar o Sindicato, em nome do presidente Thiago Silveira, pelo que tem feito pela raça Nelore”, disse Gilmar Miranda.

Pela primeira vez o Camaru recebeu a Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL. O parque de exposições este ano passou também a contar com um espaço próprio para a raça Senepol. Em mensagem encaminhada à organização, o presidente da ABCGIL, Evandro do Carmo Guimarães enalteceu a importância da exposição. “Agradeço em nome da diretoria a cooperação de todos para a realização dessa exposição fenomenal, no ano que estamos chamando de ‘o ano do Gir Leiteiro”, disse o presidente.

O recinto de exposições, que já era ocupado pela ABCB Senepol, ganhou nova estrutura e recebeu intensa programação de cursos, leilões e reuniões técnicas promovidos pela associação de criadores da raça durante a feira. “Uberlândia é hoje projeção no cenário nacional como uma praça da agropecuária brasileira e indústria. O Sindicato Rural e Prefeitura, em parceria com as associações de criadores tem realizado um trabalho de grande importância. E sabemos que isso é muito simpático por parte do prefeito Odelmo Leão”, disse Itamar Netto, Presidente da ABCB Senepol no momento da inauguração do novo espaço que contou com a presença do prefeito Odelmo Leão.

O espetáculo “Encanto no Parque” foi mesmo uma escolha acertada para o dia de encerramento, afinal, o encanto esteve presente em muitos momentos nessa retomada das atividades presenciais depois de dois anos de restrições. Nos olhos das crianças que visitaram a Fazendinha Camaru, mais de 25 mil no período da exposição, eram perceptivos o encanto e a curiosidade tanto pelo contato próximo com os mini animais, pela tecnologia apresentada pela primeira vez com o Agro Lab ou pelas apresentações educativas e divertidas oferecidas no espaço. Nossos parceiros – Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação, DMAE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), – por meio de monitores especializados, levaram conhecimento de qualidade para os pequenos visitantes.

Rodeio Camaru teve dois dias de portões abertos e apresentações musicais após as montarias

O ano de 2022 também foi marcado pela volta do Rodeio ao Camaru. Sem acontecer por quatro anos, a atração faz parte da cultura da região e atrai milhares de espectadores em todas as edições. José Vicente de Assis Júnior, de 28 anos, natural de Ilha Solteira (SP), foi o campeão da etapa. As apresentações contaram com Rodeio Infantil e show de Bruna Viola e Luiz Mazza. O Rodeio profissional do Camaru também foi a 54ª Etapa ACR BGB Super Cup – Temporada 2022. Foram inicialmente 36 peões da ACR (Associação dos Campeões de Rodeio). Quinze chegaram na final. A premiação entre os primeiros colocados foi de R$25mil.

Thiago Silveira, presidente do SRU, além de satisfeito com mais essa realização, já está com a cabeça voltada para o Camaru de 2023. “É tanto trabalho que antecede a feira que a gente nem tem muito tempo para comemorar. Mas faço questão de agradecer a todos os fomentadores do agronegócio, produtores e nossos parceiros pelo esforço para trazer de volta essa energia que só o Camaru oferece. Nosso sindicato, por meio dessa diretoria, que vale lembrar, presta um serviço voluntário, não mediu esforços para que neste ano fossemos novamente sucesso de público e com superação da meta de R$ 60 milhões em negócios. Agora é pensar em como superar isso no ano que vem”, afirmou.

A nova configuração do palco permitiu ao público estar mais próximo dos ídolos, vimos muita emoção nos shows, desde os artistas da cidade que se apresentaram no Música no Parque até ídolos consagrados como Alok, que daqui do Camaru foi direto para o Rock in Rio. O Camaru mostrou ainda que o público estava ansioso pelos grandes astros do sertanejo. Não cabia mais ninguém nos shows de Jorge & Mateus ou no “Cabaré” de Leonardo com Bruno & Marrone.

“Além das atrações culturais, tivemos o esporte de volta à nossa arena. O Rodeio foi de arquibancadas lotadas todos os dias e a final, com o Rodeio Infantil na abertura, mostrou o quanto as famílias são participativas. E por que as famílias vêm tranquilas para o Camaru? Porque temos sempre o trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros que ajudam a manter o espaço seguro”, disse Thiago Silveira. Na programação esportiva do Camaru tivemos ainda as provas equestres de Ranch Sorting com mais de 400 passadas e a de Três Tambores que atraiu famílias inteiras para a pista.

O ano de 2022 vai ficar para a história da feira, prestes a completar 60 anos. Se depender do Camaru, Uberlândia será uma potência cada vez maior no agronegócio brasileiro.