Execução cancelada – Festival de música raiz será atração da Exposição Agropecuária de Uberlândia

Arranjo viola de nois

A 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – receberá a programação cultural do Festival Raízes do Campo, incluindo a edição instrumental, com shows musicais e dança catira entre dias 28 de agosto e 7 de setembro, com entrada franca. A realização será da Viola de Nóis Produções, com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), patrocínio da Algar Telecom e Rodoban, com os incentivos dos Governos Federal e de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet.

O objetivo é oferecer um festival tradicional e despojado ao mesmo tempo, evidenciando as características da cidade onde o bucólico e o moderno dialogam, interagem e se convergem. Através dos acordes da viola caipira o público assistirá ao desfile de sons e ritmos brasileiros.

O ‘Festival Raízes do Campo’ abre sua programação às 14h do dia 28 de agosto com Wosley Torquato e o grupo ‘Catira Tradição de Minas’, ministrantes da Oficina ‘Catira uma dança de 450 anos’ para crianças e adolescentes (8-17 anos), em ambiente montado próximo ao parque de diversões. Para participar da oficina não será necessário se inscrever. A partir das 18h, a abertura do evento no palco principal é também por conta deles que darão continuidade ao trabalho de preservação e disseminação dessa dança típica brasileira.

Udi Cello Esemble 2

Às 18h40 será a vez de ‘Arnaldo Freitas & Udi Cello Esemble’. Arnaldo Freitas, com sua técnica apurada e interpretação emocionante, é considerado um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. Na sequência da programação, às 19h50 será a vez da ‘Catira Botas de Ouro’. O grupo foi formado em Guarulhos/SP, no ano de 2008, por Dorival Chernieski em paceria com Donizetti Tavares, José da Cruz e Rivaldo José da Cruz. O objetivo do grupo é o de preservar e divulgar um ritmo brasileiro que pode ser considerado o primeiro na história da civilização do nosso país.

 

Os clássicos da música de viola e as diferenciadas canções do lado B serão apresentados por ‘Tarcísio Manuvéi’. Intérprete, músico e produtor cultural, Tarcísio Manuvéi é conhecido por seu trabalho de difusão da cultura e viola caipiras. Mineiro autodidata (aos 12 anos já tocava violão) e forte representante da cena musical brasileira, ele apresenta-se na companhia do Viola de Nóis, grupo por ele mesmo fundado. No palco do Festival Raízes do Campo, o público poderá apreciar Tarcísio Manuvéi com o Grupo Viola de Nóis num show onde eles passeiam por releituras e novas composições do nosso cancioneiro executadas nos ritmos que inspiram e têm grande significância para eles, como o recortado, a folia e o folk, por exemplo.

Tarcísio Manuvéi

Às 21h40 subirá ao palco o Grupo de Catira ‘Os Considerados’. O grupo é um dos embaixadores da catira. Com 16 anos de estrada, mais de 58 catireiros já participaram da formação que nasceu na cidade de Silvânia, no interior de Goiás. ‘Os Considerados’ têm o compromisso de manter a tradição da catira, levando a dança pelos principais palcos do gênero.

A primeira noite da agenda cultural será encerrada a partir das 22h30 com apresentação da dupla ‘Lucas Reis & Thácio’. Eles são cantores, compositores, arranjadores e músicos, que representam a renovada música sertaneja, com um inconfundível estilo que mescla  juventude, romantismo e sertanejo de raiz.

Lucas Reis & Thácio

Agenda cultural será encerrada com festival instrumental

O encerramento do Camaru 2016, no dia 7 de setembro, também será marcado por uma agenda cultural de qualidade com o ‘Festival Instrumental Raízes do Campo’. Às 18 horas a apresentação será da ‘Orquestra Viola das Gerais’. Sob as batutas de José Mauro e Tarcísio Manuvéi, os 10 integrantes do grupo defendem e representam as tradições mineiras, através de suas apresentações com a viola caipira.

Créditos - Mauricio Concatto

Às 18h30 o palco principal receberá o duo de viola e acordeom ‘Valdir Verona & Rafael De Boni’. Os artistas são de Caxias do Sul-RS e há uma década, vêm realizando um trabalho de projeção musical com esses dois instrumentos tão representativos da música regional brasileira. Tendo o foco principal no folclore sulino, Valdir Verona e Rafael De Boni vêm se destacando pela originalidade e dinâmica em suas apresentações realizadas em festivais, feiras, teatros, programas de rádio e TV entre outros.

A Orquestra Viola das Gerais volta ao palco do Festival Instrumental Raízes do Campo com três ilustres convidados. O primeiro é Fernando Sodré, a apresentação do compositor e instrumentista junto à orquestra tem previsão de início às 19h30. Com técnica polida e muita originalidade, Sodré faz pontes sonoras entre ritmos variados. Débora Cristina, segunda convidada da noite, apresentará um número de dança exclusivo para o festival. É a essência da Catira, tradicionalmente dançada por homens, sendo executada por uma jovem mulher, com palmeado e sapateado expressivos, acompanhados da orquestra numa miscelânea inédita.

O último convidado da noite é o uberlandense ‘Marcos Violeiro’. De origem humilde, nascido na fazenda, trabalhando ao lado do pai, na roça, ele já despertava desde criança o bom gosto pela moda raiz, começando os primeiros ponteados incentivado pelo pai. Gravou cinco CDs na dupla Marcos Violeiro & Adalberto em doze anos de carreira. Gravou seu CD instrumental “A viola iluminada” (com todas as faixas de sua autoria). Já conta com dezesseis anos de profissional defendendo a moda raiz.

unnamed

Para o encerramento do evento teremos todos os artistas da noite juntos como um grande coral de violas, apresentando o grand finale em uníssono.

 

Gravação de DVD da Dupla Luiz Mazza & Luciano será dia 1º de setembro

20062014-248A8039

A quinta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 22h30, no palco principal terá a gravação do segundo DVD e terceiro CD da dupla ‘Luiz Mazza & Luciano’, intitulado “Um sonho em canções”, com 14 faixas, parte delas autorais e composições atuais da música sertaneja.  Com esse CD-DVD a dupla pretende produzir um trabalho intimista, ousado, irreverente e de qualidade. O projeto tem o patrocínio da Algar Telecom, com incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

 

Camaru 2016

A Algar Telecom apresenta a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – que será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 26 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, mostra de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, shows de artistas de renome nacional e apresentações culturais. O evento tem patrocínio da Cerveja Brahma, da Rodoban e apoio da Cocal Alimentos e Unimed Uberlândia.

 

Informações para a imprensa:

(34) 3292 8818 – Gustavo Lazzarini