Associações de criadores elegem melhores bovinos do Camaru 2015

Foto: Fellipe Côrtes

Julgamento menor 01

Julgamentos indoor atraíram público qualificado para o Espaço do Criador

Julgamentos de bovinos elegeram os melhores exemplares Gir Leiteiro, Girolando, Gir Dupla Aptidão e Nelore que participaram da 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2015, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Os trabalhos foram conduzidos pelas respectivas associações das raças no Espaço do Criador e na pista convencional de julgamentos do parque.

A etapa da Expo Nelore de Uberlândia apresentou em pista 101 animais de expositores de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. O animal eleito Grande Campeão macho da raça foi o Touro Sênior Gion FIV FNT, da expositora Maria Fernanda Chimentão Saraiva, de Tatuí-SP. A Grande Campeã Nelore foi Dalia FIV da Perboni, do expositor Marcelo Perboni e Outro Condomínio, de Uberaba-MG. O Melhor Expositor da raça foi Marcelo Perboni e Outro Condomínio enquanto o Melhor Criador foi Paulo Afonso Frias Trindade também de Uberaba.

A raça Gir Dupla Aptidão entrou com 28 animais de expositores de Minas Gerais e São Paulo para serem julgados. O exemplar eleito Grande Campeão macho da raça foi o Touro Sênios Jamal BI, do expositor José Luis Junqueira Barros, de Cravinhos-SP. Já o título de Grande Campeã Fêmea ficou com a vaca Gran-Sênior Historiadora BI, do mesmo criador que também venceu como melhor expositor e criador da raça.

A raça Gir Leiteiro levou 123 animais de expositores de São Paulo, Minas Gerais e Goiás para serem avaliados no Camaru 2015. O Grande Campeão macho da exposição foi Akel FIV DP do expositor João Machado Prata Junior e a Fêmea Grande Campeã foi Loren FIV F. Mutum do expositor Leo Machado Ferreira também eleito melhor expositor e criador.

Na Exposição do Girolando foram julgados 167 animais divididos em três categorias. No grau 1/2 sangue a Grande Campeã foi Violete G3 Wildman Alto da Estiva, do expositor Silvio Queiroz Pinheiro, enquanto no grau 3/4 a fêmea Begin Blitz Sina 525, do expositor Jose Renato Chiari, foi a Grande Campeã. Já no grau 5/8 venceu como Grande Campeã o animal Sacoal OC Eldorado do expositor José Carlos Freitas. As melhores Fêmeas Jovens eleitas para a raça foram J.E.L. Rancho Grande Teatro Luma FIV, de Felipe Rodrigues Silva, Ametista Mccutchen TE S. Miguel, de Daniel de Oliveira Domingos e Limeira Tunico 1990 Vilarejo, dos expositores Paulo M.S. Goncalves/Daniella M. da Silva, dos graus de sangue 1/2, 3/4 e 5/8 respectivamente. O melhor ‘criador revelação’ da raça foi Felipe Rodrigues Silva, enquanto o melhor ‘expositor revelação’ foi Lázaro dos Reis Magalhães.

O diretor do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), Thiago Silveira fez uma avaliação positiva em relação ao Camaru 2015. “Estou muito feliz com a exposição deste ano, que sem dúvida nenhuma cresceu bastante em relação aos anos anteriores. Criamos o Espaço do Criador com tendas climatizadas, no sentido de dar mais conforto aos criadores e expositores e trazer mais pessoas para acompanhar o julgamento. Isso faz parte do projeto de resgatar a pecuária dentro da feira. A parte do entretenimento com shows e rodeio é importante, mas não podemos perder a importância fundamental da festa, que é a pecuária”, disse.

Em visita de dois dias ao Camaru, o secretário de Estado da Fazenda e presidente da Associação Brasileira de Gado Gir leiteiro, José Afonso Bicalho, destacou a importância da Feira Agropecuária de Uberlândia. “Os melhores animais foram julgados aqui, porque a feira de Uberlândia é importante para Minas Gerais, então os expositores e criadores fazem questão de mostrar aqui, o que estão fazendo em termos de genética e melhoramento que cada um está fazendo. Isso mostra que Uberlândia é uma grande vitrine e uma importante força para agronegócio mineiro”, destacou.

 

Para Dagmar José dos Santos, diretor do SRU, a avaliação é muito positiva. “No Nelore o julgamento aqui é uma etapa do ranking nacional e a antepenúltima exposição antes da final. Tivemos aqui os melhores animais dos principais criadores do Brasil. No Gir Dupla Aptidão o número de julgados foi menor do que esperávamos, mas a qualidade dos animais foi muito elevada. Os criadores e nós da organização ficamos muito satisfeitos”, declarou.