O Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo”, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, promoverá entre os dias 26 e 30 de agosto, a 16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia. O evento é oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM, com sede em Belo Horizonte.
São esperados para a exposição em torno de 150 animais de criadores da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e dos estados de São Paulo e Goiás. De acordo com Sidney Pimenta Alvim, presidente do Núcleo, a finalidade do evento é promover o intercâmbio entre os criadores, avaliar e orientar os criatórios da região, tanto no quesito marcha quanto no quesito morfologia. “É nesse momento que o criador traz o seu animal para a pista e avalia se o rumo que ele tem dado para a sua seleção de animais está coincidindo com o padrão e evolução dentro da raça”, explica.
Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a apresentação de Uberlândia vem marcando algumas décadas de trabalho dos criadores do Triângulo Mineiro, reforçando o peso do criatório regional em todo Brasil. “Receber esta exposição é uma grande honra para o Sindicato”, afirmou. Para Galassi, que também é criador da raça, Uberlândia apresenta uma grande exposição de qualidade e respeito dentro da raça Mangalarga Marchador. “Esta é uma verdadeira vitrine de grandes raçadores”, concluiu.
Está prevista a participação tanto de animais de marcha batida quanto de marcha picada. As provas acontecerão na pista de julgamento do parque, das 8h às 17h. Os animais inscritos para o concurso completo serão submetidos às provas de morfologia, andamento e prova de ação.