A tetracampeã na Nacional de Três Tambores (ANTT), Fatiana Ferreira, está em Uberlândia para ministrar um curso da prova que leva charme e elegância para dentro das arenas de rodeio. Cerca de 15 pessoas estão sendo atendidas no parque de Exposições Camaru pela atleta, Juntamente com seu técnico José Carlos Mendes, atual líder do ranking de treinadores da ANTT. Durante o Camaru 2017 acontecerá a 3ª Prova da Independência de 3 Tambores no dia 7 de setembro com eliminatórias as 10 horas, na pista de rodeio e finais na arena do rodeio Camaru com entrada franca.
Fatiana conta que sua rotina de trabalho para se tornar campeã inclui muito treino, dedicação e amor pelo esporte. Ela que acumula vários títulos pelo Brasil, incluindo dois em Barretos e um em Uberlândia, veio contar para os alunos, sua experiência de vida. “Estou na modalidade há 20 anos e acho importante passar o que eu vivi, tanto o lado ruim quanto o lado bom”, disse. Na opinião da corredora não há uma idade ideal para praticar o esporte. “Hoje tem campeãs que começaram a montar com 30 anos. Fazendo com amor qualquer idade é hora para começar”, concluiu.
O treinador José Carlos Mendes conduz as aulas teóricas, intercaladas com exercícios práticos como os alunos montados nos cavalos, sempre com intervenções positivas de Fatiana. “Um técnico é bom quando os alunos ganham do professor”, disse. “Aqui vou passar para eles como conhecer um cavalo de tambor,” disse. “A técnica depende de cada competidora, aqui ensinamos a elas como conduzir o animal e onde podem ganhar tempo”, contou.
As aulas começaram no dia 1º e vão até domingo, dia 3, às 11 horas, na pista de areia do parque Camaru. Durante o curso, o treinador ensina como preparar animais para disputar a modalidade Três Tambores, além de passar técnicas de aquecimento e correção do cavalo na aproximação dos obstáculos, respeitando as características individuais dos animais e estilo dos competidores.
O Sindicato Rural de Uberlândia mantém baias para alojamento de animais para lazer ou competição. Profissionais treinados para acompanhar iniciantes também trabalham no parque e podem ser contratados como treinadores. Informações com a Associação dos Cavaleiros do Camaru (ACC) pelo email acc@accuberlandia.com.br, Facebook: facebook.com/accuberlandia e Instagram: instagram.com/accuberlandia.