Foto: Fellipe Côrtes
Texto: Luis Figueira
Terminou na tarde de hoje (29), na Pista de Julgamentos, a 16ª Exposição do Cavalo Magalarga Marchador de Uberlândia. O evento fez parte da programação técnica da 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2015, e foi realizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo”, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU). A etapa reuniu 146 animais de criadores da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e dos estados de São Paulo e Goiás.
Durante três dias, os animais foram julgados nas provas de marcha batida e marcha picada, e ainda passaram por provas de morfologia, andamento e prova de ação. Os campeões de cada categoria somaram pontos no ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM, e faturaram troféus e faixas.
O encerramento da exposição aconteceu com a realização do “Grande Campeonato”, que apontou os campeões dos campeões nas categorias Raça Jovem Macho, Raça Adulto Macho e Raça Adulto Fêmea. Os animais Xoque do Yuri (jovem macho) e Vaidosa do Yuri (adulto fêmea), deram o título de maior criador ao expositor Yuri Engler, de Belo Horizonte. Na categoria Adulto Macho, o grande campeão foi o cavalo Veleiro do Passo Fino, do expositor Luiz Carlos Bueno Ferreira Júnior, de Jaguariúna (SP).
“Estão de parabéns os expositores, que mais uma vez trouxeram animais de alta qualidade e aos apresentadores, que se empenharam tanto nesses três dias. Estamos muito satisfeitos com os resultados da exposição, tanto que já definimos para abril do ano que vem, a Exposição Estadual, aqui para Uberlândia e a Exposição do Núcleo, em agosto, durante o Camaru 2016”, disse Sidney Pimenta Alvim, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo”.
O vice-presidente do SRU, Gustavo Galassi, que também é criador e foi premiado hoje, avaliou de forma positiva a exposição. “O nível e a qualidade dos animais vêm crescendo a cada ano. Sem dúvida foi uma excelente exposição”, destacou.
O Mangalarga Marchador
O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos nascida no Brasil e que se orgulha de ser o melhor cavalo de sela do mundo. A raça reúne atualmente 10 mil associados ativos e o maior plantel de equinos registrados do Brasil.
O Marchador foi o tema do desfile da vice-campeã do Carnaval carioca de 2013, Beija-Flor de Nilópolis, que cantou a história do cavalo para o mundo todo. A raça vive um momento de grande expansão e reconhecimento no Brasil e no exterior. Nos países da Europa, possuir um cavalo da raça Mangalarga Marchador passou a ser um objeto de desejo e também uma meta para os amantes do cavalo.