Pessoas com mobilidade reduzida terão acesso a todos os espaços
Para garantir acesso e conforto às pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas, o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) instalou rampas e construiu passarelas no Parque de Exposições. Com isso, os cadeirantes terão toda tranquilidade para curtir o Camaru 2015, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Com as adaptações o Parque de Exposições passa a ser modelo e referência em acessibilidade.
Durante a vistoria feita na tarde de sexta-feira (21), por integrantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, as obras de acessibilidade construídas na área fixa e na estrutura móvel do Parque de Exposições foram aprovadas. Uma nova vistoria será feita na próxima quarta-feira (26), já que foi solicitado reforço na sinalização de vagas para idosos no estacionamento e adequação nos camarotes da Arena de Rodeios para que os cadeirantes possam ter visibilidade total das montarias, que vão se apresentar entre os dias 1º e 4 de setembro. “De uma maneira geral houve avanço em relação à acessibilidade no Parque de Exposições e acredito que as pessoas com mobilidade reduzida não terão problemas para circular durante a festa”, disse o Promotor da Curadoria de Defesa da Pessoa com Deficiência, Fabrício José da Fonseca Pinto.
De acordo com o presidente do SRU, Thiago Fonseca, foram gastos R$ 45 mil nas obras fixas de acessibilidade. “Melhoramos a nossa estrutura dentro do Parque de Exposições, afinal essas melhorias na acessibilidade são definitivas e ficarão à disposição para outros eventos que acontecerem aqui. Já na estrutura móvel, conseguimos ampliar em cerca de 20% com instalação de rampas”. Quanto às últimas adequações solicitadas pela comissão de vistoria, Thiago Fonseca, afirmou que elas serão atendidas. “Já providenciamos essas pequenas adequações, no sentido de garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam curtir a festa conosco”, disse o presidente do SRU.
Na área reservada aos shows, foram colocadas sete rampas com inclinação correta e cada camarote possui um nível de acessibilidade. Também na área de shows serão instalados banheiros químicos acessíveis. Na Arena de Rodeios foram instaladas rampas na arquibancada e no primeiro nível do setor de camarotes e ainda foi criada uma área própria acessível a cadeirantes, além da instalação de banheiros químicos “Ao melhorar a acessibilidade dentro do Parque de Exposições, estamos também promovendo a inclusão da pessoa deficiente ou que esteja com qualquer dificuldade de mobilidade, como idosos e gestantes, já que elas poderão transitar e frequentar qualquer espaço aqui”, concluiu Thiago Fonseca.
O Coordenador de Acessibilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Idari Alves da Silva, percorreu por todo o Parque de Exposições e elogiou o trabalho da direção do SRU. “Fui em todos os locais, em cadeira manual e motorizada e não encontrei nenhuma dificuldade para subir e descer rampas ou transitar pelas passarelas que foram construídas. Estamos empenhados em ouvir a população, para saber o que precisa ser melhorado para o próximo ano”, declarou.
Além da instalação de rampas e construção de passarelas de concreto, o Parque de Exposições, recebeu sinalização horizontal e vertical, que indica todos os setores acessíveis a cadeirantes.