Prefeitura levará produtores para expor receitas no Camaru

Gastronomia rural do município será apresentada na exposição agropecuária de Uberlândia

*com informações da Secom/PMU – Foto Marco Crepaldi

Para agregar valor aos produtos gastronômicos típicos do município e valorizar quem atua no setor, a Prefeitura de Uberlândia realizou um curso de da capacitação dos pequenos produtores que vão comercializar suas iguarias durante a 55ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2018. A iniciativa faz parte do conjunto de realizações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

 

A preparação dos empreendedores rurais foi conduzida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD) e contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  Os produtores receberam curso prático e teórico de um chefe de cozinha profissional, a fim de melhorar suas práticas de produção e atendimento. Foram aprimoradas questões como montagem dos pratos, preparo dos ingredientes, higienização, embalagem de cada alimento, atendimento ao cliente, estoque de mercadorias e marketing pessoal.

 

Espaço Gastronômico 

Pelo segundo ano consecutivo, a SMAAD montará o Espaço de Gastronomia Rural no Camaru, um ambiente no qual produtores rurais de pequeno porte poderão apresentar, entre 30 de agosto e 9 de setembro, refeições típicas da região, produtos orgânicos e iguarias como doces e queijos. Durante os dez dias de exposição, serão comercializados pratos como feijão tropeiro, carne na grelha, pernil assado, saladas, galinhada, salgados entre outras receitas típicas.

 

Fomento na prática 

O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo Prefeito Odelmo Leão. Além da Gastronomia, o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Agroecologia.