Crianças e adolescentes que visitam a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia recebem informações sobre a importância da alimentação saudável por meio de apresentações lúdicas e degustação de alimentos na Fazenda Escola Camaru. O projeto social Fazendinha Camaru, desenvolvido há 15 anos pelo Sindicato Rural de Uberlândia, mostra aos visitantes como são produzidos alimentos como a carne suína e de aves, o leite e derivados, além de vegetais cultivados no próprio local. A diversidade e o respeito às diferenças foi o tema proposto por alunos do IFTM para o teatro apresentado para a garotada.
Orientações sobre as cadeias produtivas dos alimentos são oferecidas nos estandes das empresas parceiras do evento. Este ano a BRF, parceira da Fazendinha em outras edições, intensificou a participação levando equipes de colaboradores, animais vivos para explicar processos de manejo, além de produtos já processados. A coordenadora da equipe da BRF, Patricia Lara Souza, explicou a ação da empresa. “Nós trouxemos conceitos de alimentação saudável para as crianças promovendo momento de interação delas com os animais para conhecerem toda a cadeia produtiva dos alimentos até chegar ao produto final”, disse.
O local recebe visitas guiadas de escolas da cidade e permanece aberto para demais visitantes da feira. Em 13 dias, a Fazendinha deverá recebem mais de 80 mil crianças. Segundo organizadores, no feriado de 31 de agosto passaram mais de 70 mil pessoas pelo local.
A atração mais procurada é a exposição de animais em miniatura como o mini burro Pixuleco, cotado para o recorde de menor burro do Brasil, além de bovinos, jumentos e caprinos de pequeno porte.
De acordo com o coordenador da fazendinha, Welber Moitinho, o projeto receberá outras novidades. “Teremos um novo parceiro na área de laticínios que é a empresa Aralat Alimentos. Além disso, vamos fazer um teatro educativo com o tema Bullyng e diversidade”, disse. Ainda de acordo com Moitinho, “a fazendinha ajuda a descobrir a origem dos alimentos, como são produzidos, armazenados e processados”, disse.
A Fazendinha Camaru é uma iniciativa do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e estará aberta ao público todos os dias, durante a realização da feira. Para os estudantes de escolas públicas e particulares a visitação guiada ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto, 1, 2, 5 e 6 de setembro.
Camaru 2016
A Algar Telecom apresenta a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – que será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 26 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, mostra de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, shows de artistas de renome nacional e apresentações culturais. O evento tem patrocínio da Cerveja Brahma, da Rodoban e apoio da Cocal Alimentos e Unimed Uberlândia.
Informações para a imprensa:
(34) 3292 8818 – Gustavo Lazzarini e Everton Fernandes