Camaru 2016 terá participação de criador de ovinos da raça Dorper

Ovinos dorper

A 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – terá participação de criador de ovinos da raça Dorper, de pelagem branca e preta, incluindo a variedade White Dorper, caracterizado pela pelagem toda branca. No evento ficarão à disposição dos visitantes cerca de 20 animais, para mostra.  A raça tem se destacado no cenário mundial por ser extremamente rústica e resistente, com altíssima adaptabilidade de clima, alta resistência à verminose e excelente qualidade de carne e couro.

A origem deste animal veio de diversos cruzamentos realizados na África do Sul, em 1930, com o objetivo de chegar a um rebanho ovino capaz de produzir, nas condições áridas e desérticas do país, uma carcaça de qualidade elevada, tornando a ovinocultura forte estimuladora à manutenção do homem no campo com a geração de baixo impacto ambiental e ciclo curto de produção e retorno.

O criador Cassius Sena trabalha com melhoramento genético das raças há 14 anos e disse que o mercado para estes animais é exclusivamente para produção de carne. “Os ovinos Dorper possuem pouca lã, tornando sua finalidade maior o corte, porém o couro é aproveitado, mas não tem muito mercado”, disse. De acordo com o criador, o preço do quilo vivo pode chegar a R$ 10,00. Já no mercado da carne de ovinos in natura o produto pode alcançar cerca de R$ 20,00 o quilo.

Ainda segundo Sena, o mercado de carne de carneiro no Brasil é muito forte e o que é produzido no país não é suficiente para sustentar o consumo “É um negócio rentável. Atualmente matrizes a partir de quatrocentos reais podem ser encontradas no mercado. Quem tiver interesse em começar na ovinocultura deve primeiramente se informar, visitar pequenos, médios e grandes criatórios e analisar as condições de sua região”, afirmou. “Dando tudo certo o retorno do investimento é de sete a oito meses”, concluiu.

Camaru 2016

A Algar Telecom apresenta a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2016 – que será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 26 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, mostra de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, shows de artistas de renome nacional e apresentações culturais. O evento tem patrocínio da Cerveja Brahma, da Rodoban e apoio da Cocal Alimentos e Unimed Uberlândia.