Começa a 16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador

IMG_5158

Provas começaram nesta quinta-feira (27) e vão até sábado (29) na Pista de Julgamentos

Dentro da programação técnica da 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2015, o Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo”, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), iniciou hoje (27) a 16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia.  Cerca de 150 animais de criadores da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e dos estados de São Paulo e Goiás foram inscritos na Exposição, que será encerrada neste sábado (29), na pista de julgamento.

De hoje até sábado, os animais serão julgados nas provas de marcha batida e marcha picada, e ainda serão submetidos às provas de morfologia, andamento e prova de ação, para que se conheça o campeão de cada categoria, que somará pontos no ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM, além de troféus e faixas. No sábado (29) será realizado o “Grande Campeonato”, que terá participação dos campeões de cada categoria.

A exposição de Uberlândia é um evento oficial da ABCCMM, com sede em Belo Horizonte. Na abertura da exposição, Sidney Pimenta Alvim, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo Núcleo, falou de sua expectativa quanto à realização do evento. “Nossa expectativa é de um bom evento aqui em Uberlândia. A associação tem 10 mil criadores em todo o Brasil. O maior plantel de equinos que temos em todo o País é o Mangalarga Marchador. Acredito que o público vai sair daqui satisfeito com a exposição”, disse.

Para o criador de Mangalarga Marchador, Yuri Engler, de Belo Horizonte, que trouxe doze animais, entre éguas, cavalos, potras e potros, o objetivo é conquistar títulos. “Já participei outras vezes aqui no Camaru. A turma de criadores de Mangalarga Marchador de Uberlândia, é da melhor qualidade, por isso acredito que teremos uma excelente exposição”, destacou.

O vice-presidente do SRU, Gustavo Galassi, que também é criador da raça, afirma que a exposição de Uberlândia está consolidada como uma das mais importantes do País. “Temos a felicidade de contar com os melhores exemplares da raça. Podemos ver aqui, animais que são campeões nacionais, por isso é uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade promover um evento dessa natureza, porque os criadores reconhecem o peso da exposição em Uberlândia”, disse Galassi.

A 16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia está acontecendo na Pista de Julgamentos, da Parque de Exposições Camaru.

O Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos nascida no Brasil e que se orgulha de ser o melhor cavalo de sela do mundo. A raça reúne atualmente 10 mil associados ativos e o maior plantel de equinos registrados do Brasil.

O Marchador foi o tema do desfile da vice-campeã do Carnaval carioca de 2013, Beija-Flor de Nilópolis, que cantou a história do cavalo para o mundo todo. A raça vive um momento de grande expansão e reconhecimento no Brasil e no exterior. Nos países da Europa, possuir um cavalo da raça Mangalarga Marchador passou a ser um objeto de desejo e também uma meta para os amantes do cavalo.