Além de verem de perto os pequenos animais, plantações e aprenderem sobre o equilíbrio ambiental, os pequenos conhecem um pouco mais sobre tecnologia com o AgroLab
A 58ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2022 chega à sua reta final e os próximos dias devem ser concorridos em um dos espaços mais queridos, principalmente pelas crianças: A Fazendinha Camaru. Neste ano, com a chegada do AgroLab, além dos mini animais, de plantações fáceis de acessar, os pequenos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a tecnologia no campo.
Parceiro do projeto desde o início, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) tem monitores especializados para responder a todas as perguntas dos meninos e meninas que chegam curiosos a essa pequena fazenda… nem tão pequena. Neste ano ela cresceu, e passou a ocupar 15 mil metros quadrados, três vezes o tamanho original.
Além das visitas guiadas para as escolas em dias letivos, no 7 de setembro, feriado da Independência, o acesso ao parque será gratuito. A ordem da visita depende da escolha da família, pode começar pelo AgroLab ou pelos mini animais.
Os pequenos currais têm pôneis, vacas, bois, jumentos e cabritos, todos de raças que originam seres em miniatura. Se o animal estiver calmo e o tratador autorizar, é possível entrar na baia para fazer carinho nos mais dóceis, como no pônei Falcão, um sucesso entre as crianças.
Ao atravessar as plantações, elas podem ver, junto com voluntários do Programa Escola Água Cidadã, do DMAE, o projeto Buriti. De um lado, a mata ciliar protegendo o córrego, do outro, a situação caso ela não existisse.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, o projeto se tornou ainda mais atrativo neste ano. “Mostramos a elas o que é uma Área de Preservação Permanente e a diferença que ela faz no agronegócio”.
A BRF trouxe animais como perus, galinhas e uma leitoa dorme tranquilamente enquanto alimenta os filhotes, todos sempre bem amparados pelos técnicos do espaço. Já no espaço da avicultura caipira tem sempre ovos fresquinhos.
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação levou equipamento de primeira geração. A impressora 3D é vista em ação e os objetos produzidos por ela são expostos para as crianças verem. Já a caneta 3D pode ser usada para desenhar letras e objetos nos modelos ou desenho livre. Algumas crianças deixam uma lembrança na maquete colaborativa que representa a Fazenda do Futuro e também levam uma lembrança para casa. O projeto tem parceria da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Ali, as crianças aprendem que, além do amor, tem outra linguagem universal: a matemática!
Assim, a curiosidade que move o mundo segue aguçada na cabeça desses futuros matemáticos, engenheiros, produtores rurais, veterinários, meteorologistas e mais uma longa lista de profissões que integram o campo e a cidade.
Camaru 2022
Algar Telecom apresenta, 58ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2022 – de 26 de agosto a 7 de setembro, realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia no Parque de Exposições Camaru. Entre as atrações estão grandes shows com os maiores fenômenos do cenário nacional, atividades de lazer, rodeio, cavalgada, praça de alimentação, leilões, mostras e julgamentos de bovinos e de equinos, torneio leiteiro, provas equestres e atividades educativas.