Uberlândia sedia pela primeira vez uma exposição nacional da raça Gir Leiteiro

ABCGIL levará ao Parque de Exposições Camaru cerca de 500 animais de vários estados

Entre as novidades do Camaru 2022 está a realização inédita, em Uberlândia, da Exposição Nacional do Gir Leiteiro (EXPOGIL), que acontecerá no Parque de Exposições Camaru entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. A exposição terá julgamento em pista e concurso leiteiro. A EXPOGIL será realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia.

A EXPOGIL é mais um evento que mostra como o Torneio Leiteiro Camaru se mantém entre as mais importantes provas de produção leiteira do País. Todos os anos a feira recebe grandes nomes do cenário nacional e quebras de recordes nacionais e mundiais. A disputa entre mais de 40 animais da raça Gir Leiteiro, acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, com a primeira ordenha no dia 28 às 14 horas. Serão realizadas 10 ordenhas nos quatro dias, sendo que a final será no dia 31, às 14 horas, quando serão anunciados os resultados. O animal campeão é eleito por meio da porcentagem do valor em quilos que mais superar o recorde de produção relativo à sua categoria. Caso não exista ultrapassagem, o prêmio vai para o animal que mais se aproximar percentualmente ao recorde anterior. A premiação de R$ 5 mil irá para a campeã geral do torneio.

Os julgamentos da raça Gir Leiteiro, por sua vez, acontecerão nos dias 1, 2 e 3 de setembro. “Com a Exposição Nacional do Gir Leiteiro, o Camaru conta com a representatividade de uma raça que é a base de formação do Girolando que representa 80% da produção de leite do Brasil. A cidade ganha ainda uma exposição que será referência para os criadores e produtores de leite no âmbito nacional”, disse Roberta Bertin, diretora de marketing da ABCGIL.

Segundo Roberta, a expectativa é que o Parque de Exposições do Camaru receba mais de 500 animais vindos de São Paulo, Goiás, Tocantins, Brasília, Minas Gerais, entre outros estados.  A retomada de várias exposições neste ano aumenta as boas perspectivas para o setor. “Já tivemos a Expozebu, em Uberaba, onde foi quebrado o recorde de produção de leite Vaca Adulta e em Uberlândia não deve ser diferente”, comentou.

Para Roberta, a 58ª edição do Camaru chega para mostrar mais uma vez que o agronegócio movimenta o Brasil. “O setor leiteiro é o que mais gera empregos. São em torno de 4 milhões de pessoas trabalhando na produção do leite, o alimento mais produzido e consumido no mundo, o que torna o papel da ABCGIL importante na movimentação desta cadeia e estar no Camaru faz parte disso ”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, a presença da raça Gir Leiteiro com a exposição nacional no Camaru demonstra a relevância da cidade no canário brasileiro da pecuária leiteira. “Colocaremos à disposição da ABCGIL, e dos criadores de Gir Leiteiro, uma estrutura completa que possibilitará a realização de uma edição memorável da exposição nacional da raça”, disse.

O Camaru tem sido palco para quebra de recordes de produção de leite tanto da raça Gir Leiteiro como da Girolando. Em 2019, a Novilha 3/4 da raça Girolando Peppa FIV Cristalina Final Cut Tannus, da Girolando Tannus, venceu o Torneio Leiteiro com produção média diária de 71,050 kg. Essa crescente começou em 2013, com cinco recordes nacionais quebrados. Nos anos seguintes, dois recordes mundiais –  um em 2014 e um em 2015. Neste ano haverá disputa somente entre animais da raça Gir Leiteiro.

Camaru 2022

Algar Telecom            apresenta 58ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2022. De 26 de agosto a 7 de setembro, o Sindicato Rural de Uberlândia realizará no Parque de Exposições Camaru grandes shows com os maiores fenômenos do cenário nacional, além de atividades como cavalgada, rodeio, praça de alimentação, leilões, mostras e julgamentos de bovinos e de equinos, torneio leiteiro, provas equestres e atividades educativas.